Viagens internacionais

Eu preciso tomar alguma vacina?

No site do Ministério da Saúde - na seção de "ORIENTAÇÕES SOBRE AGRAVOS" - é possível consultar informações relevantes sobre vacinas exigidas para o ingresso nos países, bem como identificar quais são as orientações oficiais para se preparar para sua viagem de maneira segura e obedecendo os protocolos de saúde pública.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), é o documento oficial que comprova a imunização e pode ser emitido Online através do serviço disponibilizado no site gov.br - na seção de Saúde e Vigilância Sanitária. Ao acessar o site você poderá iniciar a emissão do seu CIVP e também consultar a lista de países que exigem essa certificação.

Como devo agir se ficar doente durante o voo?

Se você ficar doente dentro da aeronave, comunique o fato à equipe de bordo, que tomará as devidas providências e alertará os serviços de saúde do local para onde você está se deslocando.
 
Em deslocamentos com mais de quatro horas, a imobilidade prolongada aumenta o risco de trombose venosa. Por isso, procure se exercitar a cada duas ou três horas. Se você pertencer ao grupo de risco elevado para essa doença, lembre-se de consultar um médico.

Que cuidados eu preciso ter após chegar ao meu destino?

Esteja sempre atento à segurança e à qualidade daquilo que você ingere ou oferece às crianças para evitar problemas de saúde associados à ingestão de alimentos ou água contaminados. 
 
Algumas espécies de aves e mamíferos também podem transmitir doenças infectocontagiosas, inclusive no meio urbano. Portanto, evite contato próximo com aves vivas ou abatidas.
 
Caso sofra agressão por mamíferos domésticos ou silvestres, lave imediatamente a área afetada com água e sabão e procure atendimento médico.
 
Há novos vírus de gripe circulando a cada ano. Por isso, a vacinação é anual. Alimentar-se bem, adotar hábitos saudáveis e higiênicos e evitar o estresse são as formas mais eficazes de prevenção.

O que devo fazer caso adoeça após o retorno da viagem?

Após o retorno da viagem, caso apresente febre ou outros sintomas, como diarreia, problemas de pele ou respiratórios, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.

Que cuidados eu preciso ter antes de fazer uma viagem internacional?

É importante conhecer, com antecedência, os cuidados que devem ser adotados com a saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente se for portador de alguma doença.
 
Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, obtenha a prescrição médica e a mantenha com você. Lembre-se de adquirir medicamentos suficientes para toda a viagem.

Quais são as regras para viagens internacionais com menores de idade?

As regras para o embarque de crianças e adolescentes de até 17 anos variam de acordo com a circunstância — se viajam acompanhadas dos pais ou responsáveis, acompanhados de apenas um dos pais ou com maior de 18 anos autorizado pelos pais ou desacompanhados. Em todos os casos, é preciso apresentar passaporte brasileiro válido. 
 
Para que menores brasileiros viajem ao exterior desacompanhados dos responsáveis ou na companhia de apenas um deles, será necessária a apresentação de autorização judicial. Entre em contato com a companhia aérea para saber mais. 
 
Você também pode consultar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 

Quais documentos são necessários para embarque em uma viagem ao exterior?

Para brasileiros, será exigido o passaporte nacional válido. No caso de viagens para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, também é aceita como documento de viagem a Carteira de Identidade Civil (RG), emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.
 
Você também pode consultar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 
 

E quando a autorização for emitida fora do país?

Em casos de autorizações emitidas no exterior, deverão ser observadas as orientações das respectivas repartições consulares brasileiras, seguindo o modelo disponível no site do Ministério das Relações Exteriores. 
 

Quais são os documentos exigidos para embarque de pessoas estrangeiras em voos internacionais?

Para o embarque no Brasil, é preciso passaporte válido e, no caso de cidadãos de países do Mercosul, também vale a Carteira de Identidade Civil (RG).  Consulte a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).