Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna
Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna (CPV)
Situado a 114 quilômetros da capital da Paraíba, João Pessoa, o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna vem, a cada dia, se consolidando como uma das principais portas de entrada do município do agreste paraibano, considerado um polo industrial da Região Nordeste e sede da tradicional festa junina, conhecida como o maior São João do mundo.
Em 2020, a Aena Brasil assumiu a gestão do aeroporto com o compromisso de ampliar a capacidade do equipamento e melhorar a infraestrutura da unidade, que desde 2021 vem passando por reformas. Os primeiros resultados logo foram percebidos. No ano seguinte, em 2022, o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna recebeu o título de Melhor Aeroporto Regional do Nordeste no Prêmio Aviação Mais Brasil 2022.
Neste mesmo ano, a concessionária iniciou obras estruturais na unidade. Em 2023, o aeroporto Presidente João Suassuna foi premiado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), no Programa Aeroportos Sustentáveis, uma iniciativa para a promoção da sustentabilidade em aeroportos nacionais, ficando com o terceiro lugar em sua categoria.
Inaugurado em 1940, o Aeroporto de Campina Grande era o único campo de pouso da região, que foi utilizado para receber cargas em voos comerciais das empresas aéreas LAP – Linhas Aéreas Paulista e do Lóide Aéreo Nacional. Mas foi só em 1960 que o equipamento recebeu o nome atual, uma homenagem ao político e advogado paraibano João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, que foi governador da Paraíba, de 1924 a 1928, quando se chamava o ocupante do cargo de presidente.
João Suassuna é homenageado pelo filho, o escritor, dramaturgo, poeta e ensaísta Ariano Suassuna (1927-2014), autor de um painel que ilustra uma das paredes do terminal aeroportuário. Além da obra de Ariano, outros três quadros da pintora Vera Méllo, que retratam a cultura da Paraíba, com imagens do São João e da vegetação, decoram o equipamento.
Na década de 1990, o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna passou por melhorias, com a reconstrução e o reforço complementar da pista de pouso e decolagens e do pátio de estacionamento de aeronaves. A grande reforma, no entanto, ocorreu em 2003, quando a unidade foi reinaugurada e se tornou a primeira do Brasil a contar com um modelo de sinalização de padrão universal. Em 2011, novos investimentos na Seção Contra Incêndio elevaram o aeroporto à categoria 6, possibilitando a operação de aeronaves maiores.
Atualmente, a unidade aeroportuária passa por um processo de modernização, iniciado com a administração da Aena Brasil, que faz parte da companhia espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros. No Brasil, a concessionária administra 17 terminais. Nas seis unidades do Nordeste, — Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB) — a empresa está investindo R$1,4 bilhão em obras estruturais, que têm o objetivo de trazer um acréscimo de capacidade nos aeroportos entre 60% e 100%.