Aeroporto de Marabá - João Correa da Rocha
Aeroporto de Marabá - João Correa da Rocha (MAB)
Principal porta de entrada do Sul e do Sudeste do Pará, o Aeroporto de Marabá cumpre um importante papel de integração, ligando a região às capitais brasileiras e às principais cidades do estado. Às margens da rodovia Transamazônica, Marabá tem uma economia em desenvolvimento. A cidade, a única da área que conta com modais aéreo, rodoviário e ferroviário, funciona como um centro comercial e logístico para os mais de 30 municípios vizinhos, atendendo uma população de mais de um milhão de habitantes.
A partir de 21 de novembro de 2023, o Aeroporto João Correa da Rocha – Marabá (MAB) passou a ser gerido pela Aena Brasil, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 terminais aeroportuários brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis unidades do Nordeste, a Aena Brasil gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte da companhia espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
O Aeroporto de Marabá surgiu da necessidade de atender às demandas da população marabaense e região. Como muitos outros aeroportos do país, primeiro, criou-se um campo de pouso que, depois, passou para categoria de aeródromo, até se transformar em aeroporto.
A primeira pista, situada no mesmo local da atual, com 400 metros de comprimento, foi inaugurada em 17 de novembro de 1935. No biênio de 1966/67, ela foi ampliada para 2 mil metros quadrados e asfaltada pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara).
O atual aeroporto de Marabá só foi inaugurado em 20 de maio de 1978. Mas apenas em 2010, mais de dez anos depois, é que o terminal recebeu o nome de João Corrêa da Rocha, em homenagem a um grande empresário e jornalista, fundador do periódico Notícias de Marabá, que se dedicou a nobres causas comunitárias e ao crescimento e desenvolvimento da região.
O atual aeroporto de Marabá só foi inaugurado em 20 de maio de 1978. Mas apenas em 2010, mais de dez anos depois, é que o terminal recebeu o nome de João Corrêa da Rocha, em homenagem a um grande empresário e jornalista, fundador do periódico Notícias de Marabá, que se dedicou a nobres causas comunitárias e ao crescimento e desenvolvimento da região.
Nas páginas da história do aeroporto, o voo ocorrido no dia 1º de outubro de 1979 foi especial. Pela primeira vez, pousou na unidade um Boeing 737-200 da empresa aérea Varig/Cruzeiro. Logo depois, a Infraero passou a administrar a unidade, mais precisamente em 1980, primeiro ano da década que registrou o auge da exploração do ouro em Serra Pelada. Na época, havia uma ponte aérea Marabá-Serra Pelada operada pela Votec com voos regulares do avião E-110 Bandeirantes, além de inúmeros voos diários das empresas de táxi aéreo.
Ao entrar na década de 2000, o Aeroporto de Marabá ganhou, em 2001, a Unidade de Telecomunicações de Marabá, UT-Marabá, do Sistema de Vigilância da Amazônia-SIVAM, com uma área de mais de 48 mil metros quadrados, localizada a sudeste da cabeceira 25 da pista.
Mais obras e reformas ocorreram na década seguinte. Em 2019, uma obra de ampliação permitiu um aumento de 40% da área do terminal de passageiros, que passou a ter 1.756,60 metros quadrados. A capacidade de passageiros também foi ampliada em 25%. Antes, o aeroporto podia receber 1,2 milhão de viajantes anualmente. Após a conclusão das obras, há capacidade para 1,5 milhão de passageiros.
Durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o Aeroporto de Marabá, preparando a unidade para as demandas do presente e do futuro, garantindo aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança.