Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju (SBAR)

 
O Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju (SBAR) costuma atrair visitantes em busca das belas praias do litoral sergipano e das tradicionais festas juninas. Engana-se, no entanto, quem pensa que o terminal de Santa Maria se destaca apenas pelo turismo. Além da movimentação regular do aeroporto, a unidade é reconhecida pela excelência nas atividades prestadas à logística offshore.
 
O aeroporto atende a demandas de helicópteros que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas, na costa do Atlântico, movimentando um negócio importante para a economia do país. O trabalho já rendeu à unidade o Prêmio Peotram, na modalidade Aeroporto Terrestre, concedido pela Petrobras por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021.  
 
Santa Maria passou a ser administrado pela Aena Brasil em 2020, depois que a empresa venceu o leilão de concessões da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), realizado em 2019. Com a chegada da empresa espanhola, a meta é ampliar a infraestrutura da unidade, elevando os aeroportos aos patamares internacionais seguidos por equipamentos do mundo inteiro. 
 
O trabalho já está em curso. Em 2022, o Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju recebeu o Certificado Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que atesta a capacidade operacional da unidade e o funcionamento de acordo com parâmetros de segurança estabelecidos pelos órgãos de aviação civil nacional e internacional.