Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria
Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju (SBAR)
O Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju (SBAR) costuma atrair visitantes em busca das belas praias do litoral sergipano e das tradicionais festas juninas. Engana-se, no entanto, quem pensa que o terminal de Santa Maria se destaca apenas pelo turismo. Além da movimentação regular do aeroporto, a unidade é reconhecida pela excelência nas atividades prestadas à logística offshore.
O aeroporto atende a demandas de helicópteros que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas, na costa do Atlântico, movimentando um negócio importante para a economia do país. O trabalho já rendeu à unidade o Prêmio Peotram, na modalidade Aeroporto Terrestre, concedido pela Petrobras por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021.
Santa Maria passou a ser administrado pela Aena Brasil em 2020, depois que a empresa venceu o leilão de concessões da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), realizado em 2019. Com a chegada da empresa espanhola, a meta é ampliar a infraestrutura da unidade, elevando os aeroportos aos patamares internacionais seguidos por equipamentos do mundo inteiro.
O trabalho já está em curso. Em 2022, o Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju recebeu o Certificado Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que atesta a capacidade operacional da unidade e o funcionamento de acordo com parâmetros de segurança estabelecidos pelos órgãos de aviação civil nacional e internacional.
O Aeroporto de Aracaju foi inaugurado em 1958, numa solenidade oficial que contou com a presença do então presidente da República, Juscelino Kubitschek.
A história da aviação em Aracaju, no entanto, começa bem antes, em 1923, quando hidroaviões começaram a pousar no Rio Sergipe, para desembarcar os passageiros no píer da Ponte do Imperador. Construído no centro da cidade para uma visita da família imperial no século XIX, o antigo ancoradouro acabou dando origem ao Aeroclube de Aracaju em 1939.
Com data de 1952, as pistas de pouso e decolagem foram reformadas e ampliadas em obras ocorridas nos anos seguintes, até que chegaram à configuração atual de 2.200 metros de comprimento, em 1993. O terminal de passageiros também passou por diversas mudanças e, em 1998, Aracaju ganhou um novo prédio, com 10 mil metros quadrados, e salas de embarque e desembarque climatizadas.
As reformas foram uma consequência da necessidade de atender o aumento da demanda no Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju, que ultrapassou a marca de um milhão de passageiros por ano, pela primeira vez, em 2011, com uma movimentação de 1.093.143 embarques e desembarques.
Para continuar atendendo a demanda, a Aena Brasil deu início às reformas no Aeroporto Internacional Santa Maria – Aracaju em 2022. A empresa faz parte da companhia espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros. No Brasil, a concessionária administra 17 terminais. Nas seis unidades do Nordeste, — Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB) — a empresa está investindo R$1,4 bilhão em obras estruturais, que têm o objetivo de trazer um acréscimo de capacidade nos aeroportos entre 60% e 100%.