Aeroporto Internacional de Santarém – Maestro Wilson Fonseca (STM)

 
Localizado no oeste do estado do Pará, Santarém possui belezas naturais inesquecíveis, que atraem diversos visitantes. Entre elas, o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós – que se unem, mas não se misturam -, e Alter-do-Chão, vila balneária com suas famosas praias de água doce e sede de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Çairé, que atrai turistas do mundo todo. Sem dúvida, uma das fortes potências turísticas do estado do Norte do Brasil, o município, conhecido como a “Pérola do Tapajós”, conta com mais de 100 quilômetros de praias de água doce e um rico patrimônio histórico, com edificações seculares.
 
O ecoturismo, no entanto, não é a única vocação de Santarém, que, localizada entre as capitais Belém (PA) e Manaus (AM), as duas maiores cidades da Amazônia, se tornou um polo de desenvolvimento na região. Terceira maior cidade do Pará, Santarém forma uma região metropolitana com os municípios de Mojuí e Belterra. 
 
A partir de 27 de novembro de 2023, o Aeroporto Internacional de Santarém – Maestro Wilson Fonseca passou a ser gerido pela Aena Brasil, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 terminais aeroportuários brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis unidades do Nordeste, a Aena Brasil  gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte da companhia espanhola Aena, considerado a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.