Aeroporto Internacional de Ponta Porã
Aeroporto Internacional de Ponta Porã (PMG)
Localizada no extremo oeste do Brasil, ao sul do estado de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã faz fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, capital do Departamento del Amambay, no Paraguai. Devido à posição estratégica do município, o Aeroporto Internacional de Ponta Porã, que já atendia ao tráfego doméstico de passageiros desde 1955, quando foi inaugurado, se tornou uma unidade internacional em 1974.
Como porta de entrada do país, o terminal aeroviário tem importante participação no crescimento da cidade e da região. A unidade passou a ser gerida pela Aena Brasil em 7 de novembro de 2023, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 aeroportos brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis terminais do Nordeste, a Aena Brasil gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte do grupo espanhol Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
A atividade aérea em Ponta Porã surgiu a partir da demanda da população da fronteira Brasil-Paraguai por transporte urgente. Em 1941, foi inaugurado um aeroclube, que recebeu, em 1955, o status de aeroporto, sendo administrado pela Aeronáutica.
Mas foi só em 1967 que o aeroporto ganhou um terminal de passageiros para atender ao movimento crescente da cidade ao longo da década de 1960, quando a economia, baseada na atividade rural, — com a exploração da erva mate em Ponta Porã, e do café em Pedro Juan Caballero — passou a explorar a atividade comercial e do turismo de compras de produtos importados, atraindo mais visitantes.
A abertura da economia brasileira e a taxa de câmbio favorável da moeda nacional frente ao dólar, entre os anos de 1993 e 1996, levou Ponta Porã a vivenciar um período de grande movimentação de passageiros, consequência do turismo de compras. Na época, a unidade já era administrada pela Infraero, que assumiu o aeroporto em 1980.
Sob a gestão da empresa, o aeroporto passou por obras entre 2011 e 2016. Na ocasião, foram feitos o recapeamento da pista de pouso e decolagem, a instalação de cerca operacional, a drenagem do sítio aeroportuário, além da modernização de equipamentos. No início da década de 2020, a unidade passou por novas obras de readequação de áreas internas e do pátio, com maior aproveitamento de espaço; instalação de esteira no desembarque e de cafeterias.
À frente do Aeroporto Internacional de Ponta Porã durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o equipamento e garantir aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança.