Câmbio de Moeda

Onde posso comprar moeda estrangeira no Brasil?

O câmbio deve ser feito com estabelecimento autorizado pelo Banco Central do Brasil.

Como encontro um estabelecimento autorizado pelo Banco Central do Brasil?

Nos aeroportos e shopping centers é comum encontrar bancos ou casa de câmbio. Em caso de dúvidas, você pode consultar a listagem de agentes autorizados pelo site www.bcb.gov.br/?INSTCRED. Além disso, por meio do aplicativo Câmbio Legal, é possível localizar os pontos de câmbio em todo o País e assim encontrar o local mais próximo para comprar e vender moeda estrangeira, além de outras informações – o APP está disponível para download em www.dinheirobrasileiro.bcb.gov.br.

Quanto em moeda em espécie ou cheques de viagem posso levar na entrada ou saída do Brasil?

Não há limite de valor para o porte de moeda em espécie ou cheques de viagem tanto na entrada quanto na saída do País. Contudo, caso os valores portados (em dinheiro) superem R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outras moedas, é necessário o preenchimento da Declaração Eletrônica de Bens do Viajante – e-DBV, a partir do site da Secretaria da Receita Federal do Brasil: www.edbv.receita.fazenda.gov.br.

E na hora de realizar o câmbio? Há algum limite para operações com moeda em espécie ou cheques de viagem?

Também não há limite de valor para operações de câmbio. No entanto, nas compras e vendas em que houver entrega e recebimento de valores em espécie ou em cheques de viagem, há limite de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por operação.

Como reconhecer os elementos de segurança das cédulas de Real?

Recentemente o Banco Central colocou em circulação a Segunda Família de cédulas do Real. Colocando a nota contra a luz, VEJA a Marca-d’Água (a figura do animal e o valor da nota aparecem na área clara). Com o tato, SINTA o Alto-Relevo (por exemplo, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL” e nas laterais da frente da nota). Em um local com bastante luz, coloque a nota na posição horizontal na altura dos olhos e DESCUBRA o Número Escondido (o valor da nota aparece no retângulo à direita da efígie da República). Nas notas de 10 e 20 reais, movimente sua nota e DESCUBRA, no canto superior direito, o Número que Muda de Cor (a cor muda do azul para o verde e uma barra parece se deslocar pelo número). Para 50 e 100 reais, movimente sua nota e DESCUBRA, na lateral esquerda, a Faixa Holográfica (o número “50” ou “100” e a palavra “REAIS” se alternam e a figura do animal fica colorida). As notas da Primeira Família de cédulas do Real continuam valendo e nelas você deve conferir também a Marca-d’Água, o Alto-Relevo e a Imagem Latente.