Aeroporto Internacional de João Pessoa - Presidente Castro Pinto
João Pessoa
João Pessoa reúne história, cultura, natureza e povo hospitaleiro. Principal acesso ao estado da Paraíba, que tem no turismo e nos serviços suas principais atividades econômicas, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto está localizado na área metropolitana da capital, a cerca de 10 quilômetros do centro, em região privilegiada com relação à existência de obstáculos, de excelentes condições de operações aeronáuticas. Seu nome é uma homenagem ao político brasileiro João Pereira de Castro Pinto – deputado estadual e federal, senador e governador –, muito ligado às letras, à arte e à cultura.
O aeroporto
O primeiro terminal de passageiros e a pista do aeroporto foram construídos pelo Ministério da Aeronáutica e operado pelo antigo DAC - Departamento de Aviação Civil, que instalou um Destacamento de Proteção ao Voo, em 1957.
Passou a ser denominado Aeroporto Presidente Castro Pinto em 2 de agosto de 1960.
A jurisdição do aeroporto foi transferida para a Infraero em 30 de janeiro de 1979.
Nos anos 80 foi inaugurado o Terminal de Carga Aérea (TECA) e a conclusão da obra de construção de um novo terminal de passageiros.
O terminal de passageiros recebeu uma obra de arte, em mosaico, feita pelo artista plástico paraibano Chico Dantas, instalada em dezembro 1991.
Em julho de 2008 foi entregue a reforma de ampliação do aeroporto, que contemplou o terminal de passageiros e a construção de prédio administrativo. A ampliação incluiu novas salas de embarque, novas posições de check-in e check-out e climatização de todo o terminal. Além disso, foram realizadas melhorias no estacionamento e reforço na pista e nos pátios.
Seguindo os prazos estabelecidos pela ANAC, na quinta rodada de concesão da operação de aeroportos, a empresa espanhola Aena é responsável, desde 24 de fevereiro de 2020, pelo gerenciamento operacional do Aeroporto João Pessoa - Presidente Castro Pinto.