At the airport

Quem pode entrar nas salas de embarque?

O acesso às salas de embarque é restrito aos passageiros que tenham em mãos o cartão ou bilhete de embarque válido e que se submeteram aos procedimentos de inspeção.
 
Considera-se válido o documento expedido pela empresa aérea, com data e horário compatível com o da apresentação do passageiro no local. Por isso, observe o horário informado no cartão para entrar na sala de embarque. Não é permitido o acesso de passageiros sem o cartão de embarque à sala. 

Posso entrar com carrinhos de bagagem na sala de embarque?

Não é permitida a entrada de carrinhos de bagagem na sala de embarque.

Por que é preciso passar pelo equipamento de Raios X?

O procedimento atende a normas internacionais de segurança. Antes de entrar na sala de embarque, os passageiros devem passar por detectores de metais e as bagagens de mão, pela inspeção por Raios X.
 
É proibido portar objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc. Caso você se esqueça de despachá-los, esses itens terão de ser descartados no momento da inspeção. Ao passageiro, poderá ser solicitada a inspeção manual dos seus pertences de mão de maneira aleatória, mesmo que a bolsa tenha passado pelo Raio X.
 
Caso ocorra essa situação, os passageiros devem consentir que as bagagens de mão sejam verificadas pelo funcionário. Passageiros que se negarem a passar por este procedimento, não terão acesso à sala de embarque. Lembre-se: esses procedimentos são obrigatórios e visam à sua segurança. Colabore. 
 
Consulte a Agência Nacional de Aviação Civil e verifique os itens permitidos para embarque em aeronaves.  

O passageiro pode sair da sala de embarque?

O passageiro pode sair da sala de embarque, mas, ao retornar, deve ser novamente submetido à inspeção de segurança. Além disso, terá de apresentar, mais uma vez, o bilhete de embarque para entrar na sala.
 
Caso realmente precise deixar a sala de embarque, peça orientações a um funcionário do aeroporto ou da empresa aérea. Lembre-se de estar no portão de embarque no horário determinado pela companhia aérea.

Como devo proceder na hora de passar pelo equipamento detector de metais?

Antes de passar pelo detector de metais, retire dos bolsos moedas, telefone celular, chaves, cinto e outros metais. Guarde esses objetos dentro da sua bagagem de mão, se possível, ou deixe-os sobre a bandeja, para que você possa passar pelo canal de Raio X. Você também poderá ter que tirar os sapatos quando for solicitado. 
 
A bagagem de mão será submetida à inspeção pelos equipamentos de Raios X. Caso seja verificada a presença de itens proibidos, eles poderão ser descartados no momento da inspeção. Laptops, notebooks e computadores portáteis devem ser retirados da bagagem de mão para passar pelos Raios X.
 
Qualquer volume da bagagem de mão poderá ser inspecionado manualmente por um agente, na presença do passageiro. Colabore com a inspeção de bagagem, evitando transtornos e atrasos. 
 

O que é busca pessoal?

A busca pessoal é uma medida alternativa ou adicional de segurança, que consiste na revista do corpo, das vestes e dos demais acessórios, com o consentimento do passageiro.
 
A revista deverá ser feita por policial ou agente de proteção da aviação civil de mesmo sexo do passageiro, que pode solicitar a realização do procedimento em sala reservada e com a presença de testemunha.
 
Se você, por motivo justificado, não puder ser inspecionado pelo detector de metal, tem a opção de ser submetido à busca pessoal. Grávidas podem solicitar revista física ou detector manual de metais. 
 
Como se trata de uma medida alternativa ou adicional de segurança, a revista física pode ocorrer mesmo após a passagem pelo detector de metais.
 
Passageiros que se negarem a passar pela busca pessoal não terão acesso à sala de embarque. Lembre-se: esses procedimentos são obrigatórios e visam à sua segurança. Colabore. 

O portão onde vou embarcar pode mudar?

Tanto o horário do voo como o portão de embarque podem sofrer alterações. Esteja atento aos painéis com informações de chegadas e partidas, distribuídos pelo terminal aeroportuário, e aos avisos sonoros de chamadas para o embarque.

É possível que eu não consiga embarcar em um voo que havia planejado?

Sim. Atrasos, cancelamentos e interrupção de voos podem ocorrer no transporte aéreo em qualquer lugar do mundo por diversos fatores como problemas técnicos, questões climáticas, tráfego aéreo, entre outros. Nestas situações, a companhia aérea deve prestar assistência material aos passageiros. Leia o item Direitos dos Passageiros para saber mais.

Em que outras situações o horário do meu embarque pode ser alterado?

São normais casos em que uma aeronave passa a noite em um aeroporto de menor movimento e, quando inicia sua jornada, percorre várias cidades. Se um aeroporto amanhece fechado por mau tempo, por exemplo, aquele avião poderá não decolar. Isso cria um efeito dominó, já que os passageiros nos outros aeroportos que também aguardavam por aquele avião terão que ser reacomodados em outros voos.

Como fica a situação do passageiro quando o aeroporto é fechado?

Pousos e decolagens podem ser suspensos se as condições meteorológicas ou operacionais não estiverem adequadas para a realização dos procedimentos de forma segura. Importante ressaltar que, mesmo nos casos em que o atraso tenha sido causado por condições climáticas ou operacionais adversas, permanecem válidos os direitos dos passageiros à assistência material, reacomodação e reembolso. Leia o item Direitos dos Passageiros para saber mais. 

Que facilidades podem ser encontradas nos aeroportos?

Na maioria dos aeroportos, o passageiro pode encontrar os serviços de balcão de informações, perdidos e achados, Ouvidoria e apoio de órgãos públicos como a Anac, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros.

Quem é responsável pelos ônibus que levam passageiros do avião até o terminal?

O transporte dos passageiros entre o pátio e o terminal de passageiros é solicitado pela companhia aérea com antecedência para que o operador aeroportuário envie os ônibus na quantidade necessária.

Quem é responsável pelos estacionamentos nos aeroportos?

Cada operador aeroportuário tem liberdade para definir a forma de gestão de seus estacionamentos, que podem ser administrados de forma direta ou indireta. Para mais informações, consulte o Guia do Aeroporto. 

Há alguma orientação sobre táxis e transporte público nos aeroportos?

O transporte público (ônibus e taxi) é regulado e oferecido pelo órgão público competente.