Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco
Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco (UBA)
O Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco (UBA) tem capacidade para 1,3 milhão de passageiros por ano e revela um grande potencial para crescimento. Mundialmente conhecido como a capital do gado zebu, Uberaba, que também é a maior produtora agrícola do estado, tem vocação para o turismo de negócios.
Com o compromisso de investir na melhoria da infraestrutura da unidade, a Aena Brasil assumiu a gestão do aeroporto em 13 de novembro de 2023, depois de arrematar um bloco de 11 equipamentos aeroviários brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022.
Como já administra, desde 2020, seis terminais do Nordeste, a Aena Brasil passou a operar um total de 17 aeroportos no país. A empresa faz parte da companhia espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
Importante portal de entrada do município, o Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco opera 24 horas para pousos e decolagens, conta com vias de acesso rápido, sendo um dos terminais aeroviários mais bem localizados de Minas Gerais.
A história do aeroporto começa com a inauguração da primeira rota São Paulo – Uberaba, com escala em Ribeirão Preto, realizada pela Vasp, em 1934, no então Campo de Aviação. Nos anos 1950, o primeiro terminal de passageiros foi inaugurado, mas só em 1958, com a doação da área do Campo de Aviação da Prefeitura para o Ministério da Aeronáutica, o local passou a ser conhecido como Aeroporto Santos Dumont.
Parte das terras para a construção do equipamento foi doada por um dos maiores pecuaristas de Minas Gerais, um dos pioneiros da aviação regional. Para homenageá-lo, a partir de 2007, o aeroporto recebeu a denominação atual, Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco.
Nesta época, a unidade era administrada pela Infraero, que assumiu o controle do aeroporto em 1980. A partir daí, várias reformas e melhorias foram realizadas. Em 2008, o terminal de passageiros do aeroporto duplicou sua capacidade de atendimento de 100 para 200 mil passageiros ao ano. Também foi construído o prédio da Navegação Aérea, onde funciona a torre de controle. A pista de pouso e decolagem e o pavimento das cabeceiras foram recuperados em 2019, com o objetivo de tornar a unidade mais segura.
Para garantir aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança, durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco, preparando a unidade para as demandas do presente e do futuro.
Para garantir aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança, durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco, preparando a unidade para as demandas do presente e do futuro.