Aeroporto internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre
Recife
Conhecida por sua riqueza cultural e histórica, por seu carnaval, suas festas e praias paradisíacas, Recife é a porta de entrada para o litoral pernambucano e as fantásticas belezas naturais da região.
A cidade, um dos destinos mais cobiçados do país, encanta e atrai turistas do mundo todo, o ano inteiro.
O resultado desse monitoramento é atualizado quinzenalmente no site da ANAC para que as empresas aéreas possam acompanhar a sua performance no uso dos slots e aplicar as medidas mitigadoras no sentido de melhoria de performance.
O aeroporto
Situado ao sul de Recife, o Aeroporto Internacional do Recife –Guararapes – Gilberto Freyre opera voos domésticos e internacionais 24 horas por dia e cumpre importante papel para a cidade e toda a Região Nordeste do Brasil, favorecendo as relações econômicas, propiciando o intercâmbio de pessoas e o transporte de mercadorias por todo o país e exterior.
A arquitetura do seu terminal de passageiros oferece um vão livre sem nenhum pilar de apoio ou obstáculo, facilitando o fluxo de passageiros e bagagens. O projeto conta ainda com mais de 23 mil metros quadrados de vidros especiais – o equivalente à cobertura de quatro estádios de futebol – que, ao mesmo tempo em que proporcionam o conforto ao ambiente, propiciam iluminação natural por período prolongado. Um verdadeiro museu proporciona harmonia e interação entre o usuário e a arte local, presente em cada espaço do aeroporto. O artista Francisco Brennand compõe o acervo com um mural e três estátuas, na praça de alimentação, além de José Cláudio e Gil Vicente. Ana Guerra e Pedro Frederico apresentam painéis no saguão de embarque e o artista Abelardo da Hora exibe uma estátua do sociólogo Gilberto Freyre. Ainda há um painel de João Câmara, uma escultura de Romero Britto e uma obra de Montez Magno, no desembarque sul.
Seguindo os prazos estabelecidos pela ANAC, na quinta rodada de concessão da operação de aeroportos, a empresa espanhola Aena é responsável, desde 3 de março de 2020, pelo gerenciamento operacional do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, que em 2019 recebeu 8.531.312 passageiros.