Aeroporto Internacional de Corumbá
Aeroporto Internacional de Corumbá (CMG)
O Aeroporto Internacional de Corumbá foi um dos primeiros construídos no interior do Brasil. Inaugurado em 21 de setembro de 1960, nos festejos de aniversário da cidade, o aeroporto tem acompanhado o crescimento da cidade, que fica localizada no estado de Mato Grosso do Sul, estrategicamente na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.
O aeroporto recebe visitantes de diversos perfis, atraídos pelos recursos naturais, as jazidas de minério de ferro e manganês, o ecoturismo, o turismo de negócios e a pesca. Tanta diversidade aumentou consideravelmente o fluxo de passageiros no aeroporto, transformando o município e toda a região em importante polo de desenvolvimento.
Pioneiro na Região Centro-Oeste do país, o aeroporto passou a ser gerido pela Aena Brasil em novembro de 2023, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 aeroportos brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis terminais do Nordeste, a Aena Brasil gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte do grupo espanhol Aena, considerado a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
Corumbá foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ser servida pela aviação comercial. Em 1933, a Empresa de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, antiga Sindicato Condor, subsidiária da Lufthansa, operou uma linha pioneira que ligava Corumbá a Cuiabá, capital de Mato Grosso. O momento entraria para a história como o primeiro voo comercial do país, pilotado por um brasileiro. O autor da façanha foi o comandante pernambucano Severiano Lins, convidado para ser comandante da Sindicato Condor, primeira companhia aérea comercial do Brasil.
Mais tarde, essa linha aérea, que foi, inicialmente, subvencionada pelo governo estadual, transformou-se na etapa final da rota São Paulo-Três Lagoas-Campo Grande-Corumbá-Cuiabá. Para abrigar e permitir os trabalhos de manutenção do trimotor que fazia a rota, o Governo Federal construiu, em 1937, um hangar. Posteriormente, o local acolheu o primeiro terminal de passageiros do aeroporto de Corumbá.
Depois de sua inauguração, em 1960, o aeroporto foi incorporado pela Infraero em 1975, quando a empresa deu início a várias reformas na unidade, como a ampliação e implantação do sistema de iluminação da área do pátio de manobras e de estacionamento de aeronaves, a construção de um armazém de carga, de abrigo para viaturas, recapeamento da pista de pouso e decolagem com concreto asfáltico, entre outros importantes reparos.
Uma das obras mais recentes ocorreu em 2016. Na época, foram realizadas manutenção dos pavimentos e revitalização da sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens.
Para valorizar a fachada do terminal de passageiros, em 2004, o aeroporto recebeu a escultura “O Monumento Pantanal de Corumbá”, do artista plástico Cleir Ávila, destacando uma das aves mais belas do Pantanal sul mato-grossense – a arara-canindé. Outro animal conhecido da região, o peixe pacu, inspirou a arquitetura do terminal de passageiros que entrou em atividade em 2001, assim como a pista, ampliada para 2 mil metros quadrados de comprimento.
Durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o Aeroporto Internacional de Corumbá, preparando a unidade para as demandas do presente e do futuro, garantindo aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança.