Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre
Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre (CGH)
O Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre (CGH) é um dos mais importantes do Brasil. Em 17 de outubro de 2023, o equipamento passou a ser gerido pela Aena Brasil, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 aeroportos brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022.
Como já administra, desde 2020, seis terminais do Nordeste, a Aena Brasil passou a operar um total de 17 aeroportos do país. A empresa faz parte do grupo espanhol Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
O Aeroporto de Congonhas registra, diariamente, um fluxo de público que chega a superar 70 mil passageiros. Foi a partir da década de 1990 que Congonhas se tornou o aeroporto mais movimentado do país. Em 1936, ano de sua inauguração, a unidade ocupava uma área descampada, escolhida para receber o aeroporto devido às suas condições naturais de visibilidade e de drenagem, uma vez que ficava distante das regiões de enchentes do Rio Tietê.
Entretanto, com o passar do tempo, Congonhas foi envolvido pela metrópole e se tornou um aeroporto central, que atualmente atende a Grande São Paulo com voos domésticos nacionais e regionais para mais de 30 destinos no Brasil, uma vez que os voos internacionais comerciais de Congonhas foram transferidos para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 1985.
Logo após a inauguração, na década de 1940, por meio de desapropriações, o governo de São Paulo incorporou áreas complementares à unidade e iniciou as obras de construção da pista principal. O nome do aeroporto, construído na Vila Congonhas, então distrito de Campo Belo, é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros, primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil.
Da década de 1940 à de 2000, o aeroporto passou por diversas obras de ampliação do terminal de passageiros e de reformas das pistas de pouso e decolagem para acompanhar o crescimento da demanda de passageiros. Em 1957, a unidade já era o terceiro aeroporto do mundo em volume de carga aérea. Em 2005, o equipamento passou a contar com um edifício-garagem, com 60 mil m2 e cinco pavimentos.
Com arquitetura inspirada no estilo art déco, obra de Ernani do Val Penteado e Raymond A. Jehlen, o prédio do aeroporto é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Marca registrada de São Paulo/Congonhas, o terminal de passageiros conta com o chão quadriculado em preto e branco, resultado de uma reforma realizada no prédio em 1968.
Nos próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil vai realizar obras de melhorias e ampliação da infraestrutura da unidade. O investimento permitirá o aumento da capacidade de passageiros e incluirá o Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre (SBSP) entre os mais modernos do Brasil.