Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro
Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro (MOC)
Localizada no norte do estado de Minas Gerais, Montes Claros é considerada um polo industrial regional. Além de indústrias de grande porte, o município tem comércio e setor de serviços significativos. Neste contexto, o Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro vem assumindo um papel cada vez mais relevante para o desenvolvimento da cidade e dos municípios vizinhos, facilitando e possibilitando a integração com várias capitais e outras cidades do Brasil.
Com capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano, o terminal aeroviário de Montes Claros passou a ser gerido pela Aena Brasil em 16 de novembro de 2023, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 aeroportos brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis terminais do Nordeste, a Aena Brasil gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte do grupo espanhol Aena, considerado a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
O Aeroporto de Montes Claros, situado a 422 quilômetros da capital mineira, conta com voos diários para Belo Horizonte desde 2010. Para dar conta do movimento crescente, em 2021, o terminal de passageiros passou por reformas e teve seu espaço físico ampliado em 153%. Atualmente, o saguão ocupa área de mais de 1.800 metros quadrados, com balcões de atendimento equipados com balança e esteira.
As adaptações na unidade começaram, de fato, em 2011, quando o terminal de passageiros foi climatizado, se tornou mais acessível e ganhou um novo estacionamento para veículos. A Infraero assumiu a gestão do aeroporto em 1980, 50 anos depois de o governador Benedito Valadares inaugurar o Aeródromo Governador Valadares. Apenas em 2003, o terminal assumiu o nome oficial de Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro, em homenagem ao médico e político que foi vereador, vice-prefeito e prefeito da cidade.
Na década de 1940, a Panair do Brasil foi a primeira empresa aérea a operar na região, ligando Montes Claros a Belo Horizonte, Salvador e Recife a partir de 1942, ano em que iniciaram os serviços do correio aéreo postal. A Nacional Serviços Aéreos também começou a operar no aeroporto em 1948, com aviões para até 24 passageiros.
Nos anos 1960, a Varig assumiu as linhas da Panair e o município de Montes Claros viu cruzar os céus aviões maiores, que transportavam até 40 passageiros. Na década seguinte, em 1974, a Varig implantou a era do jato em Montes Claros, com o Boeing 737, com capacidade para 109 passageiros e mais de seis toneladas de bagagem e carga. Com a operação de aeronaves maiores, em 1977, a estrutura da pista foi reforçada e sua extensão ampliada para 2.100 metros.
Nos anos 1960, a Varig assumiu as linhas da Panair e o município de Montes Claros viu cruzar os céus aviões maiores, que transportavam até 40 passageiros. Na década seguinte, em 1974, a Varig implantou a era do jato em Montes Claros, com o Boeing 737, com capacidade para 109 passageiros e mais de seis toneladas de bagagem e carga. Com a operação de aeronaves maiores, em 1977, a estrutura da pista foi reforçada e sua extensão ampliada para 2.100 metros.
Pronta para novos voos, no mesmo ano, a Nordeste Linhas Aéreas se instalou em Montes Claros ligando a cidade com voos regulares à capital mineira, Belo Horizonte, e a Salvador, Guanambi e Vitória da Conquista, na Bahia.
Nos próximos 30 anos, prazo da concessão da Aena Brasil, o Aeroporto de Montes Claros – Mário Ribeiro seguirá sua rota de crescimento. A empresa vai realizar obras de melhoria da infraestrutura da unidade, preparando o aeroporto para as demandas do presente e do futuro.