Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes (JDO)

 

O Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes (JDO) reflete a diversidade cultural, turística e econômica da Região Metropolitana do Cariri, que reúne nove municípios — Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri — em uma área total de 5.456,01 Km², de acordo com dados do IBGE.

Entre os municípios do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha passaram por um processo de conurbação, dando origem à segunda região mais expressiva do Estado do Ceará, conhecida como Crajubar. Por facilitar o acesso à área, o Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes (JDO) tem sido reconhecido como um catalisador do desenvolvimento do Cariri e adjacências.
 
Em 2020, depois de vencer o leilão de concessões da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) realizado em 2019, a Aena Brasil assumiu a gestão da unidade, com o objetivo de ampliar a capacidade e melhorar sua infraestrutura. Atualmente, o aeroporto conta com um terminal de passageiros de 6,4 mil m², com salas de embarque e desembarque modernas e confortáveis.
 
Localizado no sul do Ceará, a unidade recebe muitos visitantes que se espalham pelos quatro estados vizinhos — Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Os participantes da maior feira agropecuária das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Expocrato, também fazem do equipamento sua principal porta de entrada para o evento, cuja programação, com grandes shows musicais, atrai a participação de um público variado de artesãos, criadores de animais e produtores rurais.
 
O aeroporto ainda tem o orgulho de ser o único terminal aeroviário do país localizado em um território que possui um notável patrimônio geológico, reconhecido pela Unesco como  o primeiro geoparque das américas e do Hemisfério Sul. O Araripe Geoparque Mundial da Unesco contempla uma área de aproximadamente 4 mil km², incluindo onze geossítios espalhados pela Região Metropolitana do Cariri. Por conta de sua localização, o aeroporto atende a muitos cientistas e pesquisadores e serve de rota de retorno dos fósseis que vêm sendo devolvidos à região nos últimos anos.