Aeroporto Interestadual de Altamira
Aeroporto Interestadual de Altamira (ATM)
Localizado na região centro-sul do Pará, no Norte do país, Altamira fica a mais de 800 quilômetros de Belém, a capital do estado, e está cravada às margens do Rio Xingu, com sua série de afluentes e cachoeiras que se distribuem por toda a região. Desde 2011, quando começaram as obras de instalação da hidrelétrica de Belo Monte, considerada a terceira maior usina do mundo, construída na bacia do Rio Xingu, o aeroporto tem registrado aumento significativo na quantidade de passageiros.
Em 30 de novembro de 2023, o Aeroporto Interestadual de Altamira (SBHT) passou a ser gerido pela Aena Brasil, depois que a concessionária arrematou um bloco de 11 terminais aeroportuários brasileiros em leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizado em 2022. Como já administra, desde 2020, seis unidades do Nordeste, a Aena Brasil gere, no total, 17 aeroportos do país. A empresa faz parte da companhia espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros.
O aeroporto de Altamira realiza voos domésticos, atuando como uma importante porta de entrada e saída para a região da Transamazônica. Os altamirenses contam com a opção de transporte aéreo desde 1950, quando nasceu o primeiro aeroporto local, com piso de terra e uma linha aérea comercial estabelecida pela extinta Panair do Brasil.
O trajeto Belém-Manaus era feito em hidroavião bimotor, o CatalinaPBY, com 16 lugares, que aterrissava no rio Xingu, em frente à cidade. Na mesma época, em terreno doado pela prefeitura, teve início a construção da nova pista, sob a responsabilidade da Comissão dos Aeroportos da Bacia Amazônica (Comara), organização militar do Comando da Aeronáutica.
O primeiro pouso no Rio Xingu, no entanto, foi logo após a Revolução de 1930, quando um hidroavião da Panair pousou em Altamira, com o interventor do Estado, major Magalhães Barata. Ao longo dos anos 1940, durante a Segunda Guerra, hidroaviões americanos pousavam no rio Xingu trazendo suprimentos para as operações de extração do látex, que produziria a borracha natural para o exército aliado.
A construção da Transamazônica, inaugurada na década de 1970, a quantidade de voos cresceu e a pista precisou ser prolongada e asfaltada para atender a demanda. Em 1979, Altamira inaugurou seu novo aeroporto, que contava com pista asfaltada e um moderno terminal de passageiros.
A década de 1980 foi marcada pela incorporação da unidade à Infraero, precisamente em 17 de janeiro de 1980, e uma reforma parcial na pista de pouso e decolagem, em 1986. Em 2011 e 2012, novas reformas tornaram a pista apta a suportar aeronaves de grande porte.
Outra intervenção que merece destaque foi a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto, em 2023, que proporcionou o aumento do espaço físico das salas de embarque, desembarque e saguão, além da instalação de sanitários acessíveis nos três ambientes do terminal.
Durante os próximos 30 anos, prazo da concessão, a Aena Brasil irá modernizar o Aeroporto Interestadual de Altamira e preparar a unidade para as demandas do presente e do futuro, garantindo aos seus usuários cada vez mais conforto e segurança.