Passageiros
Novo voo para Córdoba, na Argentina, amplia conectividade do Aeroporto Internacional do Recife
15/04/2025
Cada vez mais conectado, o Aeroporto Internacional do Recife oferece uma nova rota para o exterior aos seus passageiros. No último sábado (12/4), partiu do terminal da capital pernambucana o voo inaugural direto para Córdoba, na Argentina, operado pela GOL Linhas Aéreas.
A nova rota conta com duas frequências semanais: Recife-Córdoba aos sábados, às 18h15, e Córdoba-Recife aos domingos, com partida prevista para as 00h55. Os voos são operados em aeronaves Boeing 737, que, em configuração internacional, têm capacidade para 176 pessoas.
Numa parceria entre a Aena, a GOL e a Empetur, tanto os passageiros que partiram no sábado quanto os que chegaram no domingo foram recepcionados de forma especial por passistas de frevo e receberam brindes.
O evento de inauguração, na tarde do sábado, contou com a participação de Luciana Romeiro, gerente de Operações, Segurança, Serviços e Manutenção do Aeroporto Internacional do Recife; Diogo Melo, vice-presidente da Empetur; Julieta Grande, cônsul-geral da Argentina no Recife; Adrián Bozoletti, coordenador de Mercado e Estratégia da Agência Córdoba de Turismo, do Governo da Província de Córdoba; e Rodolfo Gonçalves, gerente da GOL no Aeroporto do Recife.
“A conexão direta entre Recife e Córdoba marca mais um passo importante na retomada da malha internacional do Aeroporto Internacional do Recife. Além de reforçar o protagonismo de Pernambuco como hub do Nordeste, a nova rota estabelece uma ponte estratégica com o segundo maior mercado emissor de turistas da Argentina, ampliando o potencial de conexão com outras cidades do interior argentino e diversificando o perfil do visitante que chega ao estado", ressalta Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.
“A rota Recife-Córdoba é um marco de cooperação entre o Estado de Pernambuco e a GOL no desenvolvimento de novos mercados. O novo voo amplia o fluxo turístico e as viagens corporativas, o transporte de cargas e a geração de negócios entre o estado de Pernambuco e a Argentina. A GOL completou recentemente 20 anos de operações no país vizinho e expandir esse mercado, com mais cidades brasileiras se ligando aos aeroportos argentinos é um dos pilares da nossa expansão internacional, já em curso e que pretendemos ampliar ainda mais nos próximos anos”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente comercial da GOL.
“É com muita alegria que iniciamos mais uma rota internacional de Pernambuco, dessa vez para Córdoba, a segunda maior cidade da Argentina. Historicamente, um emissor importante de turistas para o nosso estado, que fortalece ainda mais a participação da GOL no mercado aéreo pernambucano”, diz Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Com o novo voo para Córdoba, o Aeroporto Internacional do Recife passa a contar com frequências para nove destinos fora do país, incluindo Buenos Aires, Lisboa, Porto (Portugal), Madri, Santiago do Chile, Montevidéu, Orlando e Fort Lauderdale.
-- Sobre a Aena Brasil Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1). |