Congonhas supera 22 milhões de passageiros em 2023 e retoma nível pré-pandemia


17 de janeiro de 2024

O aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, superou em 2023 a marca de 22 milhões de passageiros, retomando o nível pré-pandemia. Comparado a 2019, último ano antes da crise sanitária de Covid-19, o aeroporto teve movimentação de passageiros apenas 0,5% inferior. Em 2023, foram realizados 231,8 mil movimentos no aeroporto, entre saídas e chegadas, sendo 185,6 mil somente da aviação comercial.

Os dados foram impulsionados pelo bom desempenho registrado no segundo semestre de 2023, quando houve um crescimento de 17% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano, e de 8% a mais na comparação com o segundo semestre de 2019. Com capacidade de operações restrita, esse dado indica uma tendência de melhores ocupações dos voos para 2024, caso o novo patamar de volume de passageiros seja mantido.

“Estamos verificando uma tendência de alta no número de passageiros, com boas perspectivas para este ano. Os investimentos que a Aena fará no aeroporto de Congonhas trarão uma melhor infraestrutura para as operações existentes e maior conforto aos clientes”, afirma Santiago Yus, Diretor-Presidente da Aena Brasil.

O mês de julho foi o de maior movimento no aeroporto da capital paulista, com um fluxo total de 2,1 milhões de passageiros. Já o dia de maior movimento foi registrado em 11 de setembro, uma segunda-feira no retorno do feriado da Independência do Brasil, com 81 mil passageiros. Em média, o Aeroporto de Congonhas recebeu em 2023 mais de 60 mil passageiros e 510 voos comerciais diariamente.

No último ano, o aeródromo atendeu 49 destinos, todos domésticos. Os principais foram o Rio de Janeiro-Santos Dumont (3,6 milhões de passageiros), Brasília (2,3 milhões), Porto Alegre (2,2 milhões), Belo Horizonte (1,9 milhão), Salvador (1,5 milhão). Atualmente, cinco companhias aéreas operam no aeroporto da capital paulista: Gol (44,4% de participação), Latam (43,6%), Azul (10,9%), Voepass (0,9%) e Azul Conecta (0,1%).
 
----------------------

Sobre a Aena Brasil     

Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2022, seus 80 aeroportos e dois heliportos movimentaram 363,6 milhões de passageiros, sendo mais de 35 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2).