Aeroporto do Recife ganha Selo Turismo Seguro por cuidados durante pandemia

O compromisso do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes/Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, com as medidas contra a disseminação do novo coronavírus durante a retomada das atividades turísticas em Pernambuco rendeu ao terminal o Selo Turismo Seguro, idealizado pelo Governo do Estado. A cerimônia de entrega da marca aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório do Aeroporto, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.  Na ocasião, ainda foram divulgados os planos de requalificação do equipamento aeroportuário, previstos para o início de 2021.

Para assegurar o alto padrão dos serviços prestados pela operadora, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, anunciou que a requalificação do terminal começa em janeiro do próximo ano. As obras devem contemplar 17 banheiros, o sistema de climatização, parte da cobertura do terminal e a acessibilidade. Um segundo bloco de melhorias, na área de operações, deve ser entregue até junho de 2023.

O selo Turismo seguro é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur), da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) como forma de atestar que o estabelecimento em questão está contribuindo para a retomada segura das atividades turísticas no Estado. A chancela, entregue ao diretor-presidente da Aena Brasil, chega como reconhecimento ao cumprimento dos protocolos sanitários, que vão desde a higienização rigorosa do equipamento aeroportuário até ações de conscientização e orientação de passageiros.

“Nossa preocupação principal é cuidar e restabelecer a confiança dos passageiros. Além das coisas materiais, dos protocolos seguidos, o mais importante é fazer tudo com carinho. Precisamos parabenizar toda a comunidade aeroportuária, as empresas de serviços, as linhas aéreas, a manutenção, a limpeza, a segurança. Este selo é fruto do trabalho deles”, destacou o diretor-presidente da Aena Brasil.

Estiveram no evento o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes; a diretora de Estruturação Turística da Empetur, Socorro Rodrigues; e a gerente de Informações Turísticas, Roberta Vilaça. Considerado um dos maiores aeroportos do Brasil e porta de entrada para o Nordeste, ao carregar o certificado, o terminal recifense credibiliza os esforços de combate ao vírus entre os turistas que chegam ao Estado, segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. “É uma certeza para quem está lá fora de que o nosso aeroporto, que é o mais movimentado do Nordeste, além de receber bem seus turistas, está cumprindo regras no que diz respeito às medidas sanitárias”, pontuou.

Durante a entrega, a Setur também anunciou que Pernambuco recebeu o selo Safe Travel, da World Travel & Tourism Council (WTTC). A partir de agora, estabelecimentos agraciados com o Selo Turismo Seguro também poderão solicitar o reconhecimento a nível internacional.

Assim como os demais aeroportos administrados pela Aena, o do Recife, desde que foi decretada a pandemia, segue sistematicamente as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como os protocolos adotados a nível estadual e municipal. Para além da determinação do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel ao longo do terminal aeroportuário, a adoção de sinalização informativa e a higienização constante dos espaços e objetos de uso comum foram essenciais para tornar as viagens ainda mais seguras, reforçando a confiança dos viajantes na retomada das atividades turísticas.

Com 52 mil metros quadrados de área construída e 11 pontes de embarque, o Aeroporto do Recife opera diariamente, 24h por dia, voos domésticos e internacionais. Em 2020, de janeiro a outubro, seguindo todos os protocolos, foi ponto de embarque e desembarque de 3,4 milhões de pessoas. Em 2019, foram 8.531.312 passageiros utilizando as mais variadas rotas.

Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba - ECASA.