Aeroporto de Aracaju ganha prêmio Peotram por excelência em serviços prestados



O Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria, administrado pela Aena Brasil, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no Prêmio Peotram Modal Aéreo 2020. O reconhecimento foi dado na modalidade Aeródromo Terrestre pelas atividades prestadas pelo terminal na logística offshore, considerado essencial para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades nas plataformas marítimas da Petrobras na região.

O aeroporto de Aracaju é responsável por todo embarque e desembarque aéreo para o conjunto de plataformas da Petrobras no estado de Sergipe. No ano de 2020, foram mais de 7 mil passageiros transportados nos 476 voos realizados. Neste mesmo período, foram transportadas 6,4 toneladas de carga. 

Entre os critérios analisados para a premiação, a segurança das operações é um dos mais relevantes, sendo o terminal sergipano referência em estrutura para atender aos diversos profissionais e serviços ligados às atividades offshore. 

O prêmio, realizado em cerimônia virtual no último dia 3,  faz parte do Programa de Excelência Operacional no Transporte Aéreo e Marítimo (Peotram), desenvolvido pela Petrobras a fim de aperfeiçoar as operações de transporte aéreo e marítimo de seus fornecedores. A premiação reconhece, entre empresas aéreas, unidades marítimas e administradores aeroportuários, os prestadores de serviços que apresentam melhor desempenho em segurança e excelência. As avaliações são feitas por meio de auditorias realizadas pela gerência de Segurança e Competência em Aviação. Para esta edição, foram feitas 115 auditorias em aeródromos.

Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba - ECASA.