Aeroportos da Aena no Brasil terão oferta de 2,26 milhões de assentos no final de ano

Os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil se preparam para uma movimentação expressiva durante as festas de fim de ano, com a previsão de 13.677 pousos e decolagens e uma oferta total de cerca de 2,26 milhões de assentos. Os dados consideram o período entre os dias 23 de dezembro e 5 de janeiro, abrangendo embarques e desembarques.  

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, lidera o volume de operações, com 7.077 voos programados e uma oferta que se aproxima de 1,2 milhão de assentos. No Nordeste, o Aeroporto Internacional do Recife também se destaca como um importante hub regional, com 2.985 voos previstos e mais de 482 mil assentos disponíveis no período. Além do aeródromo da capital pernambucana, outros aeroportos do Nordeste mantêm elevado fluxo de passageiros durante o Natal e o Ano Novo, após registrarem resultados expressivos ao longo do ano.  

Em Maceió, estão previstos 1.005 voos, com uma oferta total de 173 mil assentos. Já o Aeroporto de João Pessoa deve contabilizar 596 operações, com cerca de 102 mil assentos disponíveis. Ambos já superaram este ano toda a movimentação registrada em 2024. Em Aracaju, a previsão é de 450 voos programados, com uma oferta aproximada de 74 mil assentos. 

No Centro-Oeste, o Aeroporto de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, terá 356 voos no período, com uma oferta de 63,5 mil assentos. Em Minas Gerais, o destaque é o Aeroporto de Uberlândia, com 406 voos previstos e 51,6 mil assentos disponíveis. No Pará, a maior movimentação entre os aeroportos administrados pela Aena será registrada em Santarém, com 146 voos programados e uma oferta de cerca de 23 mil assentos. 

Para atender ao aumento do fluxo de passageiros, a Aena intensificou o planejamento operacional, com reforço das equipes, atenção redobrada aos serviços essenciais e ações voltadas à fluidez dos terminais. As medidas têm como objetivo garantir uma experiência mais confortável, organizada e segura para todos os usuários durante o período de festas. 

A Aena recomenda que os passageiros cheguem aos aeroportos com antecedência e acompanhem o status de seus voos junto às companhias aéreas.  

Aeroporto 

Assentos disponíveis 

Operações (pousos e decolagens) 

Congonhas (SP) 

1.197.808 

7.077 

Recife (PE) 

482.396 

2.985 

Maceió (AL) 

173.464 

1.005 

João Pessoa (PB) 

102.184 

596 

Aracaju (SE) 

74.364 

450 

Campo Grande (MS) 

63.544 

356 

Uberlândia (MG) 

51.696 

406 

Juazeiro do Norte (CE) 

32.784 

200 

Santarém (PA) 

23.036 

146 

Marabá (PA) 

18.880 

110 

Montes Claros (MG) 

13.996 

126 

Carajás (PA) 

13.972 

90 

Campina Grande (PB) 

6.472 

62 

Altamira (PA) 

4.872 

28 

Uberaba (MG) 

2.100 

28 

Ponta Porã (MS) 

1.488 

12 

Corumbá (MS) 

   

Total 

2.263.056 

13.677 


-- 
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12) e Jamaica (2).