Investimentos transformam áreas comerciais de aeroportos de Minas Gerais em espaços estratégicos para novos negócios

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, está em busca de novos parceiros comerciais para integrar a renovada estrutura de negócios dos aeroportos que administra em Minas Gerais: Uberlândia, Uberaba e Campo Grande. Os três terminais passam por um robusto processo de modernização, com investimentos que visam ampliar a capacidade operacional e transformar a experiência do passageiro, criando oportunidades para marcas que queiram se posicionar em ambientes de fluxo qualificado e potencial de consumo.

A expansão da infraestrutura física é acompanhada por uma reconfiguração completa dos espaços comerciais, que passam a incorporar um novo conceito de atendimento, serviços e experiência para o passageiro.

Além das melhorias em pistas, pátios e áreas de embarque, os terminais ganharão oferta comercial ampliada, com marcas e serviços que reflitam os hábitos e expectativas dos viajantes. A ampliação dos terminais, que terão o dobro ou até o triplo da capacidade atual, permitirá uma ocupação mais eficiente e estratégica das áreas locáveis, com foco em conveniência, mobilidade e hospitalidade.

A Aena já iniciou conversas com operadores de diferentes perfis e expertises para compor um mix comercial diversificado, qualificado e conectado com as características locais. A busca é por parceiros que tragam propostas alinhadas às tendências mais atuais da indústria, combinando inovação, autenticidade regional e foco na experiência. O objetivo é transformar a oferta existente, levando aos aeroportos uma curadoria de marcas e serviços com maior valor agregado, criando ambientes que sejam referência em conveniência, bem-estar e identidade local. “Queremos entregar aeroportos preparados para atender o passageiro tanto com infraestrutura moderna, como também com um mix de serviços alinhado às melhores práticas do setor. Estamos em busca de operadores que compartilhem essa visão e que queiram cocriar conosco uma experiência diferenciada — que una marcas reconhecidas, referências locais e inovação. Nossa meta é transformar a oferta atual, trazer mais valor agregado ao passageiro e fazer dos nossos aeroportos pontos de encontro entre mobilidade, conveniência e identidade regional”, afirma Juan José Sánchez, diretor Comercial Corporativo da Aena no Brasil.

Em um cenário de crescimento sustentável do número de passageiros no país, empreendimentos localizados em aeroportos se tornam ainda mais relevantes. Dados contabilizados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) indicam que, de janeiro a maio deste ano, o Brasil bateu recorde de embarques e desembarques. A soma chega a 51,5 milhões, o maior volume já registrado para o período de toda a série histórica – superando em 10% o mesmo período do ano passado. A marca anterior era de 2015, com 48,6 milhões passageiros. A tendência de alta também se confirma nos aeroportos geridos pela Aena em Minas Gerais. Nesses primeiros meses de 2025, mais de 600 mil pessoas já passaram pelos terminais de passageiros.

Com entregas previstas a partir de 2026, os novos terminais devem se consolidar como pontos de conexão cada vez mais integrados ao cotidiano das cidades e à dinâmica regional. A Aena aposta na união entre infraestrutura moderna, serviços de qualidade e operações comerciais bem estruturadas para transformar os aeroportos em novos espaços de convivência, negócios e desenvolvimento local. 
 
Aeroporto Espaço disponível após as obras Crescimento
  Número de lojas Área Em m² (%)  
Uberlândia 19 1.232 m²  112% 
Uberaba 4 111 m²  13%
Montes Claros 7 512 m² 378% 

Serviço
Para abrir uma loja em um dos aeroportos administrados pela Aena Brasil, é preciso entrar em contato pelo e-mail comercial@aenabrasil.com.br com nome e telefone de contato. A equipe comercial da companhia retornará com detalhes sobre o processo e as oportunidades de negócio disponíveis. 

-- 
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12) e Jamaica (2).