Passageiros
Aeroporto de Congonhas é o terceiro mais pontual do mundo em agosto
11/09/2025
O Aeroporto de Congonhas foi o terceiro mais pontual do mundo em agosto na categoria de Grandes Aeroportos, de acordo com o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do mercado de aviação. O terminal da capital paulista registrou 88,62% de decolagens no horário previsto, consolidando sua posição de destaque.
O desempenho positivo reflete os investimentos realizados pela Aena desde que assumiu a administração do Aeroporto de Congonhas, em outubro de 2023, aliados a um trabalho integrado com órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de companhias aéreas e empresas de apoio às operações.
“Estamos trabalhando para que Congonhas seja cada vez mais eficiente e se consolide como referência internacional. Alcançar o terceiro lugar mundial em pontualidade comprova o esforço diário de toda a equipe e dos nossos parceiros”, destaca Kleber Meira, diretor-executivo do aeroporto.
O terminal tem mantido presença constante no ranking global de pontualidade. Em julho, Congonhas ocupou a quarta colocação. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, apareceu em seis das oito edições mensais divulgadas pela Cirium.
O resultado ganha ainda mais relevância em um período em que Congonhas passa por obras de ampliação e modernização, planejadas de forma a não impactar a regularidade dos voos.
A pontualidade é um dos principais indicadores de qualidade do setor aéreo, diretamente relacionada à eficiência operacional, à qualidade do serviço prestado e à experiência dos passageiros e companhias aéreas.
| -- Sobre a Aena Brasil Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1). |