Sala multissensorial do Aeroporto de Congonhas será reinaugurada em novo local

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, reinaugura neste sábado (17) a Sala Multissensorial do Aeroporto de Congonhas. O espaço de acolhimento para pessoas neurodivergentes será realocado do portão 4 para uma nova área, próxima ao portão 12, na sala de embarque. A mudança do local tem como objetivo proporcionar maior conforto aos usuários, já que o ambiente agora é mais tranquilo e tem menor movimentação de pessoas no seu entorno.

A nova Sala Multissensorial mantém as características da anterior e foi desenvolvida para promover inclusão e oferecer uma experiência mais acolhedora às pessoas neurodivergentes que passam pelo aeroporto. O ambiente conta com iluminação especial, painéis interativos, colunas de bolhas, isolamento acústico e mobiliário pensado para garantir mais conforto. A nova área também oferece piscina de bolinhas iluminadas, máquina de bolhas, projetor com efeitos visuais e vídeos, criando uma ambiência lúdica e sensorial.

O espaço foi planejado em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na implementação de salas multissensoriais. Além de Congonhas, o Aeroporto Internacional do Recife conta com ambiente semelhante, inaugurado em abril. Outras salas multissensoriais também estão em fase de implantação nos aeroportos de Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campo Grande e Uberlândia. Já terminais como Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba dispõem de espaços reservados para passageiros com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras neurodivergências, que também serão instalados em Marabá e Corumbá.

ESPAÇO INCLUSIVO
Pessoas neurodivergentes costumam apresentar algum tipo de hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises. Entre esses fatores, estão avisos sonoros, movimentação intensa de pessoas nas salas de embarque, barulho de malas de rodinhas, telas informativas e luzes de maior intensidade.

A sala oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional. É um espaço que ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar.

Cada item do espaço exerce um papel importante: os sons de água corrente e as colunas de bolhas têm efeito relaxante; a iluminação adequada promove tranquilidade; a piscina de bolinhas iluminada oferece uma distração e leva a criança retirar o foco de uma possível angústia relacionada à viagem. A sala ainda dispõe de um guia sobre como funciona o processo de embarque e poltronas similares às de uma aeronave.  

-- 
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1).